sábado, maio 08, 2010

Drogas, você pode escolher entre usar ou não!

Por mais que a turma - ou mesmo o seu namorado - esteja nessa, é a sua palavra que vai valer quando pintar uma oportunidade de usar. E tenha certeza de que esse momento, mais cedo ou mais tarde, vai chegar. Você está preparada para dizer não?

Quando uma história envolvendo drogas está acontecendo com um cara famoso da TV, ou com o primo da amiga da vizinha, é fácil, fácil, julgar. E enxergar de longe que o fulano está entrando numa roubada daquelas. Porém, quando esse enredo que mistura aventura e terror começa a ser representado por pessoas que você conhece bem - e de quem realmente gosta - fica mais complicado decidir qual vai ser o seu papel na trama. Nessas horas, por mais que saiba que as drogas - todas elas! - são capazes de arruinar sua vida, é muito comum se deixar levar pela curiosidade, pela curtição do momento, pela vontade de ser aceita por aquelas pessoas, custe o que custar.

"As drogas vão fazer você viajar e esquecer dos seus problemas."

POR QUE DIZER NÃO: Dependendo da droga, você vai ter mesmo uma sensação de relaxamento, euforia, e pode até experimentar algumas alucinações. Durante o tempo em que durar o efeito, vai se sentir poderosa, mais corajosa do que nunca. O fato é que o barato dura segundos. Quando muito, minutos. E, depois, seus problemas voltarão a ter exatamente o mesmo tamanho. "Na verdade, é provável que após experimentar a droga, a adolescente se sinta pior. Porque, junto com o prazer, sempre vêm prejuízos físicos e emocionais. Além disso, quem entra nessa, num momento de tristeza e dificuldade, estará muito mais propenso a se viciar do que aquele que topou usar só por curiosidade", explica a psiquiatra Jackeline Giusti, do Ambulatório de Adolescentes e Drogas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (FMUSP). Ou seja: basta experimentar uma única vez, para correr o risco de virar escrava. "Não há nenhuma garantia de que, ao usar qualquer droga, a garota não vá se viciar, porque todos os tipos de droga causam dependência. A única maneira segura de se proteger é não experimentar. E isso é uma escolha de cada um", complementa.

0 comentários:

Postar um comentário